A VALE DIAGNÓSTICOS

É INFORMAÇÃO

LEIA MAIS SOBRE EXAMES

CONFIRA NOSSAS DICAS DE SAÚDE

FIQUE POR DENTRO DO VALE DIAGNÓSTICOS


Um Convite Nacional para a Promoção da Saúde Mental!

'}}

No início de 2025, o Brasil se prepara para abraçar novamente a Campanha Janeiro Branco, o movimento brasileiro sobre Saúde Mental que há mais de uma década convida a sociedade a refletir, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional. Criada em 2014 pelo psicólogo, palestrante e escritor mineiro Leonardo Abrahão, a campanha se consolidou como um marco no calendário brasileiro e, desde 2023, é reconhecida oficialmente como Lei Federal (Lei 14.556/23).

Com o tema de 2025, “O QUE FAZER PELA SAÚDE MENTAL AGORA E SEMPRE?”, a campanha pretende engajar indivíduos, famílias, empresas e instituições públicas e privadas em ações concretas que estimulem a valorização da Saúde Mental como prioridade coletiva. Palestras, rodas de conversa, oficinas, caminhadas, corridas e eventos culturais estão previstos em diversas cidades do país, reunindo psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, educadores, gestores, líderes comunitários, mídias e a população em geral.

Além disso, todas as pessoas estão convidadas a acessar o site oficial do Movimento Janeiro Branco e fazer o download gratuito dos materiais gráficos da campanha. Folders, cartazes, banners, faixas, bottons, cartilhas e panfletos com orientações didáticas e acessíveis sobre saúde mental individual e coletiva estão disponíveis para estimular a conscientização em diferentes contextos.

Por que Janeiro?

Assim como o mês de janeiro marca o início de um novo ciclo, a campanha utiliza esse período cheio de simbolismos como uma oportunidade para inspirar as pessoas a repensarem suas vidas, identificarem metas pessoais e cuidarem de aspectos emocionais muitas vezes negligenciados.

Por que a cor branca?

A cor branca também foi escolhida por seu simbolismo e inspiração. A campanha convida as pessoas a pensarem suas vidas e suas relações interpessoais como “folhas, telas ou murais em branco”, aptas a receberem as cores, as histórias, os traços, as borrachas e os desenhos com os quais os indivíduos e as instituições sociais podem escrever ou reescrever seus sonhos, planos e objetivos na vida. Assim, o Janeiro Branco simboliza a possibilidade de novos começos e a construção de vidas, assim como de relações sociais, mais sinceras, autênticas, sustentáveis e saudáveis.

A Situação da Saúde Mental no Brasil

Dados recentes destacam a relevância da campanha:

  • Segundo o Global Mind Project (pesquisa que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta) o Brasil enfrenta desafios significativos em saúde emocional pós-pandemia. Dentre os entrevistados, 34% relatam angústia, enquanto 38% estão em processo de recuperação, com jovens abaixo de 35 anos sendo os mais afetados (fonte: mentalstateoftheworld.report).

  • Prevalência de Transtornos Mentais: Na América Latina, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão, além de ser o segundo país com maior prevalência nas Américas, segundo a Organização Mundial da Saúde/OMS (fonte: Ministério da Saúde e OMS). Em relação a transtornos de ansiedade, O Brasil é o líder no mundo de acordo com uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgada em 2019. Novos dados divulgados em 2023 apontam que 26,8% dos brasileiros receberam diagnóstico médico de ansiedade (fonte: Covitel 2023).

  • Autolesão e Suicídio no Brasil: A taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano no Brasil entre os anos de 2011 e 2022. Já as taxas de notificações por autolesões na faixa etária de 10 a 24 aumentaram 29% a cada ano nesse mesmo período. O número foi maior que na população em geral, cuja taxa de suicídio teve crescimento médio de 3,7% ao ano e a de autolesão 21% ao ano, neste mesmo período. Entre os anos 2000 e 2019, o número de casos no Brasil subiu 43% (fonte: Fiocruz)

Impacto Nacional e Internacional

Desde sua criação, o Janeiro Branco já mobilizou milhões de pessoas em todos os estados brasileiros e vem ganhando visibilidade internacional. Em 2025, espera-se ampliar ainda mais o alcance, envolvendo indivíduos, empresas, instituições públicas, mídias e governos em iniciativas que promovam o bem-estar psicológico e o desenvolvimento de uma cultura da saúde mental em todas as relações humanas.

Estratégias para Cuidar da Saúde Mental

A Campanha Janeiro Branco 2025 propõe uma série de ações e reflexões para que pessoas e organizações possam contribuir para a construção de um mundo mais saudável. Entre essas propostas, destacam-se:

1. Prática de Atividades Físicas

Movimentar-se ajuda regularmente a aliviar o estresse, fortalecer o corpo e melhorar o humor. O corpo em movimento impulsiona a mente a se manter equilibrada e ativa.

2. Sono de Qualidade

Dormir bem é essencial para o equilíbrio emocional e mental. O sono reparador é a base de uma mente que funciona de forma saudável.

3. Alimentação Balanceada

Uma dieta equilibrada e nutritiva promove a saúde do corpo e da mente, prevenindo oscilações de humor e estresse excessivo.

4. Autoconhecimento e Autonomia

Investir em autoconhecimento, fortalecer a autoestima e buscar a autonomia ajudam a criar uma vida mais autêntica e confiante.

5. Hobbies Terapêuticos

Atividades que trazem prazer e relaxamento são fundamentais para reduzir o estresse e aumentar a sensação de satisfação.

6. Conexão com a Natureza

Estar em contato com o meio ambiente acalma a mente e promove uma sensação de bem-estar. A natureza nos lembra da importância da simplicidade e da harmonia.

7. Gentileza e Tolerância

A prática de atitudes positivas e conscientes promove a harmonia e favorece a saúde mental coletiva.

8. Apoio Profissional

Procurar ajuda de profissionais de saúde mental quando necessário é um ato de coragem e responsabilidade.

9. Relações Respeitosas

Incentivar a conexão humana e o respeito em todos os tipos de relações, fortalece os laços sociais e protege a saúde mental.

10. Exercício dos Direitos

Respeitar e exercer os direitos próprios e alheios cria uma sociedade mais justa e segura.

11. Qualidade de Vida Coletiva

Defender não só o próprio bem-estar, mas também o de todos à sua volta, contribui para uma convivência mais harmoniosa.

12. Políticas Públicas Efetivas

Apoiar a ampliação de políticas públicas que promovam a saúde mental é essencial para uma sociedade mais saudável.

Fonte: https://janeirobranco.org.br/

VALE DIAGNÓSTICOS AO SEU LADO SEMPRE!

Compartilhar:

Últimas Publicações

'}}

7 de agosto de 2024

Combate ao Colesterol e hábitos saudáveis

'}}

7 de janeiro de 2025

Um Convite Nacional para a Promoção da Saúde Mental!

'}}

25 de outubro de 2023

Vale na Mídia: Jornal Tribuna de Joanópolis

© Copyright / 2024 • Vale Diagnóstico Laboratorial • Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Hara Comunicação

Usamos cookies para nos permitir entender melhor como o site é usado. Ao continuar a usar este site, você concorda com esta política. Clique e saiba mais