Começamos já informando que a Vale Diagnóstico oferece todos os tipos de exames laboratoriais voltados para medicina ocupacional como: admissionais, periódicos e demissionais, independente do porte e da estrutura da sua empresa, certo? Hoje vamos explicar como funciona a gama de serviços que oferecemos às empresas e clínicas. Vem conosco e boa leitura!
Toda e qualquer empresa que emprega funcionários sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas, CLT, deve manter um controle da saúde dos trabalhadores, controle que está sob o regime do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, o PCMSO.
Há exames ocupacionais que são obrigatórios por lei, desde a aprovação da portaria N° 3.214 e são de suma importância para preservar a saúde dos trabalhadores e dos seus empregadores.
Os exames ocupacionais são exames médicos, cujo objetivo é o de avaliar a saúde do trabalhador antes, durante e ao fim do seu vínculo com sua empresa, fazendo parte do PCMSO e regulamentados pela NR 07 Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
A falta do exato cumprimento da NR 7 é considerado falta grave em uma fiscalização? Pois é! Por isso, os exames ocupacionais - além de serem obrigatórios - ainda servem para a expedição da ASO, o Atestado de Saúde Ocupacional, que é o documento que atesta ao fim do exame se o trabalhador está apto ou não e qual é a condição do mesmo no momento do exame.
As empresas são obrigadas a manterem os registros dos ASO’s de todos os funcionários, sendo este um ato que se não for cumprido pode acarretar autuações.
A medicina do trabalho realiza a prevenção e o cuidado de diferentes doenças, ocupacionais ou não, bem como a gestão de risco e de controle ambiental da empresa.
A saúde ocupacional vai desde o momento da contratação do profissional, quando são solicitados os exames admissionais, passando pelos exames periódicos para acompanhar a saúde do colaborador contratado, até o exame demissional, em caso de desligamento da empresa.
Ressaltando que, os exames periódicos são extremamente importantes também, durante o vínculo do funcionário com a empresa e colaborador deve realizá-los e isso depende da idade do trabalhador e a quais riscos ocupacionais ele está exposto, por exemplo:
Exames Ocupacionais Semestrais: Indicados para trabalhadores expostos a riscos biológicos, como quem trabalha em hospitais, abatedouros e laboratórios.
Exames Ocupacionais anuais: Para trabalhadores menores de 18 e maiores de 45 anos; Trabalhadores com doenças crônicas que podem se agravar no desempenho da função; Trabalhadores inseridos em ambientes que podem desencadear uma doença ocupacional.
Exames Ocupacionais bienais: Indicado para os demais trabalhadores entre 18 e 45 anos de idade, para verificar se houve alterações na saúde do trabalhador devido a sua rotina de trabalho ou ao ambiente de trabalho que ele está inserido.
Tão importante quanto qualquer outro exame, os exames ocupacionais que realizamos fora do ambiente corporativo servem para acompanhar a saúde dos trabalhadores e preveni-los de possíveis doenças ocupacionais.
Os exames ocupacionais são a base do controle da saúde dos empregados, e sem eles, diversos trabalhadores poderiam sofrer de doenças ocupacionais desencadeadas por desempenharem funções que não estariam aptos para desempenhar.
Muito mais que acarretar implicações legais cuidar da saúde dos seus colaboradores os mantêm seguros e motivados a trabalhar. Em um ambiente de trabalho saudável os afastamentos tendem a ser reduzidos, já que o funcionário não vai desempenhar uma função que possa fornecer muitos riscos dependendo da sua saúde.
Compartilhar:
Últimas Publicações
AO SEU LADO SEMPRE
© Copyright / 2024 • Vale Diagnóstico Laboratorial • Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Hara Comunicação